terça-feira, 30 de agosto de 2011

Matemática da classificação


ABC estreia no returno precisando de mais 40 pontos para buscar acesso à elite
Luan Xavier // luanxavier.rn@dabr.com.br




Equipe alvinegra tenta hoje diante do Bragantino quebrar o jejum de vitórias Foto: Ana Amaral/DN/D.A Press
O ABC inicia hoje uma corrida contra a tabela na Série B 2011. A competição teve sua primeira etapa completada no último sábado (27) com a marca histórica de 500 gols marcados, o último deles assinalado para Lucas Gaúcho, da Portuguesa, líder da competição. Com 25 pontos somados e ocupando a 14ª colocação na tabela, o Alvinegro terá que se agarrar a uma estatística curiosa: nos últimos seis anos o único time que conseguiu o acesso à primeira divisão tendo terminado o primeiro turno com essa pontuação foi justamente o rival América, em 2006. Hoje o único representante potiguar na competição dará seu primeiro passo para tentar repetir o feito. Sem vencer há oito jogos, o ABC recebe o Bragantino-SP, às 20h30, no Frasqueirão, buscando não mais repetir o resultado do primeiro jogo, quando os dois times ficaram no 1 a 1 jogando em Bragança Paulista - o primeiro dos dez empates da equipe nos 19 primeiros jogos.

O Diário de Natal fez uma análise da tabela e constatou que a média de 65 pontos permanece como ideal para o acesso, afinal até hoje todos os clubes que conseguiram atingir essa meta subiram. Sendo assim, resta ao Alvinegro somar 40 pontos para garantir uma vaga na elite do futebol nacional em 2012. Os três primeiros podem ser conquistados hoje. Para isso o técnico Guto Ferreira trabalha desde o domingo, quando o time se reapresentou após o empate contra o Americana-SP, para reverter uma desvantagem histórica no confronto entre os alvinegros potiguar e paulista. Em nove jogos até agora, o Bragantino venceu três vezes, o ABC duas e em outras três oportunidades os times saíram no empate. Os desfalques ficam por conta de Rômulo, que abriu o supercílio contra o Americana e pegou 15 pontos, e Renatinho Potiguar, que levou o terceiro cartão amarelo. Pio deve ser o substituto no meio, enquanto Kauê ganha a preferência para a vaga na esquerda.

Para o jogo em Natal o Bragantino, 15º colocado e com um ponto a menos que o ABC, terá um novo desfalque. Além dos atacantes Deyvid Sacconi e Luís Mário, e o zagueiro Kadu, que seguem em tratamento no departamento médico, o zagueiro Luiz Carlos não poderá atuar pois cumpre suspensão automática em virtude da expulsão na vitória diante do Paraná na última rodada do primeiro turno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário